Translate

Intoxicação por chocolate em cães



Se você costuma dar chocolate para o seu cão, CUIDADO! Isso pode ser tóxico a ele. O chocolate é altamente palatável e muito atraente para os cães, porém é muito perigoso, podendo levar ao coma e até a morte. O chocolate é constituído por carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas  (teobromina e cafeína). São justamente as metilxantinas os maiores causadores de intoxicação em cães.

A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Quanto mais escuro, “puro e 
concentrado”, for o chocolate, mais teobromina possui e consequentemente maior o risco de intoxicação.

A dose tóxica para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso. Se um cão de 2,2 kg de peso ingerir uma dose de 113,4 gramas de chocolate ao leite, essa quantidade já é tóxica. Já se esse mesmo animal comer 12,9 gramas de chocolate amargo essa também será uma dose tóxica, pois a quantidade de teobromina vai variar nos diferentes tipos de chocolates existentes no mercado. Já um cão de 31,7 kg, para se intoxicar precisa ingerir 2.268 gramas de chocolate ao leite ou 185,8 gramas de chocolate amargo.

Em grandes quantidades no organismo do cão, a teobromina vai causar, excitação, hipertensão moderada, aumento ou diminuição do batimento cardíaco, arritmias, tremores, ofegância, e incontinência urinária. Já a cafeína vai levar ao aumento dos batimentos cardíacos e respiratórios, hiperexcitabilidade, tremores e por vezes convulsões.

O tamanho do cão também influencia na intoxicação: geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal. É mais comum também em animais mais jovens e filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos.

As quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias.Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação. Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica e a intervenção do Médico Veterinário se faz necessária e na maioria dos casos a internação é recomendada. Cuide bem de seu amigo.Não dê a ele chocolate!

Meu pet minha paixão