Translate

Como lidar com um namorado ciumento


Algumas garotas (e garotos também) acreditam que um pouco de ciúme faz bem para a relação porque esse sentimento, supostamente, demonstra amor. Tudo bem: vamos concordar… Quando o gato fica com um pouquinho de ciúme quando você sai com aquela saia curtérrima, você sabe que ele está pensando que não quer ninguém olhando para o que “é dele”. O problema é quando o ciúme passa a ser excessivo e você começa a se isolar de amigos por medo de perder o namô. Essa situação não é legal e não faz bem para você e para a relação. Se você está passando por isso, veja algumas dicas de como lidar com a situação:
Como lidar com o namorado ciumento

Ciúme é normal?
Depende! Um pouco de ciúme é normal. “A partir do momento em que o ciúme passa a atrapalhar a vida do casal não é mais normal”, explica a psicopedagoga Betina Serson. Algumas atitudes dele indicam se ele está exagerando nesse sentimento. Responda às seguintes perguntas com sim ou não:
- Ele costuma te ligar o tempo todo?
- Ele sabe todos os lugares que você vai?
- Ele costuma te proibir de sair com as suas amigas?
- Ele permite que você vá a uma festa sem ele?
- Ele tem a senha das suas redes sociais?
Sinal vermelho se você respondeu sim a três ou mais questões. Além de ciumento, o fato de ele precisar saber de todos os seus passos, por exemplo, indica que ele também é muito inseguro. E mais uma vez, nós lembramos: a base de qualquer relacionamento é respeito e confiança.
“Devo aceitar as proibições do meu namorado?”
Nem todas! “Na verdade, ninguém pode proibir ninguém. Desde o começo do namoro, deve haver confiança para que a relação traga tranquilidade aos dois”, explica Betina. Por isso, se ainda não estiver namorando sério, observe as atitudes dele e tenha uma conversa franca. É importante também logo no começo do namoro dizer o que gosta e o que não gosta, o que te agrada e o que não te agrada. Entrem em um acordo para não se machucarem depois!
Quando é hora de dar um basta:
“O ciúme pode, sim, destruir uma relação”, afirma Betina. Por isso, girls, pensem bastante se vale a pena insistir em um relacionamento que aprisiona. Vale a pena lembrar de um velho ditado de Dalai Lama: “dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar”. Quem ama, confia!