Translate

A importância de escovar os dentes do seu pet



Você sabia que é muito importante escovar os dentes do seu pet todos os dias? Sim, todo esse cuidadodeve ser tomado para evitar doenças dentárias! Escovar os dentes do seu pet todos os dias, assim como levá-lo ao veterinário são atitudes que previnem cáries, a formação da placa bacteriana, o tártaro e a perda de dentes.
Para o veterinário da clínica Dental Pet Brasil, Leonel Rocha, as doenças periodontais que atingem a gengiva, os ossos e os ligamento são as maiores vilãs do seu pet! “Este problema atinge mais os cachorros de pequeno porte por falta de escovação e começa com uma gengivite e, depois, os ossos são afetados levando à perda do dente em alguns 
casos. Estas bactérias podem também causar problemas em outros órgãos como coração, rins e fígado”, alerta o médico.
Se liga nessas dicas de como fazer a escovação dentária em cães e gatos, sem erro!
- Para fazer a higiene dentária dos pets, é recomendado o uso de escova veterinária específica, humana infantil com cerdas bem macias ou escova em formato de dedeira.
Cães e gatos trocam o último dente de leite por volta dos seis meses. Mesmo assim, o ideal é iniciar aescovação já no filhote para acostumá-lo e sem brigar com o animal.
- Este deve ser um momento divertido para o bichinho. Tente começar como uma brincadeira: escove o focinho, as orelhas e o queixo, mas não coloque ainda a escova na boca do pet.
- O hábito da escovação deve ser diário, independentemente do horário. No entanto, escolha um momento do dia em que o mascote esteja mais tranquilo.
- O mais importante é escovação da face externa dos dentes. Na face interna da arcada dentária, o movimento de vai e vem natural da língua ajuda na limpeza.
- Nunca utilize pasta de dente humana: escolha uma de qualidade e específica para uso veterinário. Lembre-se que os animais vão engoli-la.
- Se o cachorro estiver aceitando bem a escovação, vale colocar um ossinho na boca para que ele a mantenha aberta e facilite a escovação na face interna dos dentes – que, embora não tão importante, auxilia na manutenção da saúde bucal.
- Já para os gatos, a dica é escolher uma pasta de dentes saborosa para o paladar felino e usar como petisco antes de começar a escovação.